DICAS

Home / Dicas

Existem três métodos para o alisamento dos cabelos

  • Alisamento dos cabelos à quente
  • Utilizando-se de secador, e uma prancha metálica o cabelo é alisado, aconselha-se utilizar de um produto que dê maior emoliência e proteção térmica aos fios, diminuindo e até mesmo evitando a agressão aos cabelos. Não é um processo de transformação capilar, não há modificações da fibra capilar, ocorre uma moldagem dos fios, que voltam a sua forma original por ação de umidade, chuva, suor, lavagem.


  • Alisamento dos cabelos com produtos cáusticos
  • Alisamento químico, modifica a estrutura química do cabelo. Os produtos utilizados são os hidróxidos de sódio, que tem maior poder alisante, hidróxido de lítio (poder intermediário de alisamento) e hidróxido de cálcio, associado ao carbonato de guanidina no momento do uso, sendo este de ação mais suave. Deve-se tomar muito cuidado na utilização desses alisantes, pois podem causar lesões no couro cabeludo e nos olhos se não forem aplicados corretamente. O produto é aplicado sobre os fios, permanece por certo tempo e é enxaguado abundantemente para não deixar resíduo. Para facilitar o processo, os profissionais dividem os cabelos em grandes mechas e fazem a aplicação mecha a mecha, sempre enxaguando após a aplicação. É aconselhável, que um profissional faça a aplicação do produto, para melhores resultados, jamais fazer isso sozinho.


  • Alisamento dos cabelos com agentes químicos redutores
  • Alisamento por meio de um agente químico redutor da queratina dos fios, que efetua o amaciamento e alisamento das fibras. A maioria dos relaxantes utiliza o tioglicolato de amônia ou tioglicolato de monoetanolamina (também chamado de tiolamina). A nova forma dos cabelos é dada pelo pentear do produto sobre os fios durante a aplicação. Quando os cabelos estão suficientemente alisados enxágua-se o creme e aplica-se o neutralizante para dar forma ao penteado, deve-se assegurar a neutralização completa para evitar lesões posteriores às fibras capilares. É importantíssimo salientar que os cabelos que foram submetidos por alisantes cáusticos, não devem jamais ser submetidos a um alisamento com tioglicolato ou colorações a base de amônia. Podendo ocorrer o choque químico, a quebra dos fios.